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O que 2024 reserva para o projeto

Desejamos a todos vocês um feliz 2024 e um próspero ano novo! Gostaríamos de compartilhar um pouco sobre o desenvolvimento do projeto, refletir sobre o ano de 2023 e discutir o que o ano de 2024 reserva para o projeto.
 
O ano de 2023 foi muito importante para o desenvolvimento do jogo. Recebemos milhares de feedbacks extremamente valiosos da versão em acesso antecipado, o que contribuiu para que nossa equipe implementasse cerca de 20 atualizações, trazendo correções, melhorias e otimizações nos sistemas do jogo, além de alguns novos recursos que originalmente estavam planejados apenas para a versão final.
 
O lançamento do jogo em acesso antecipado foi pensado justamente para coletar feedbacks, seja por meio de redes sociais, na comunidade da Steam ou por e-mail, e até mesmo os feedbacks presentes em vídeos de gameplay e lives. Acreditamos que cada participação é valiosa, seja em forma de elogios ou críticas construtivas. Essa interação nos ajuda imensamente a aprimorar o jogo até a conclusão do desenvolvimento, e por isso expressamos nosso sincero agradecimento a cada um de vocês.
 
Gostaríamos também de comunicar que estamos em processo de adquirir o MOCAP, conforme descrito em nossa segunda campanha do Catarse. Não apenas isso, mas estaremos custeando outros equipamentos auxiliares, como luvas com sensores e equipamentos para permitir a captura de expressões faciais durante a movimentação do ator. Esses investimentos extras proporcionarão mais qualidade na captura de movimentos para o jogo, incluindo o movimento natural dos dedos e expressões faciais de última geração. O valor do investimento praticamente dobrará. No entanto, este é um compromisso que fizemos com todos vocês para garantir que possamos concluir o jogo com a máxima qualidade.
 
Estamos comprometidos com o lançamento da versão final do jogo e somos transparentes sobre nossos objetivos em cada fase do desenvolvimento desde o início. Nosso compromisso atual tem como foco o lançamento da versão final durante a janela de 2024, e para mantermos o jogo com novidades uma das principais decisões que tomamos é que o jogo continuará recebendo atualizações regulares de melhorias e correções até o lançamento final, com base nos feedbacks diários que recebemos e entre as atualizações comentamos em alguns de nossos canais sempre algo a respeito do desenvolvimento a fim de manter todos informados. vale lembrar que nem tudo o que lançamos como atualização na Steam reflete o estado do desenvolvimento da versão final.
 
Estamos comunicando ativamente apoiadores, fãs e seguidores sobre alguns dos principais pontos do desenvolvimento, sem comprometer a experiência do jogo final, assim como fizemos durante todo o desenvolvimento do jogo até agora, incluindo o desenvolvimento das versões Pré-Alpha e Alpha. Essa prática desafiadora de aliar o desenvolvimento com a deadline, comunicação e atualizações frequentes está sendo realizada com esforços significativos. Estamos dando o nosso melhor para equilibrar múltiplas tarefas enquanto mantemos o objetivo principal do lançamento para este ano.
 
É importante destacar que essa prática não é comum na indústria e até mesmo estúdios indies que optam por atualizações frequentes geralmente o fazem no início do desenvolvimento, quando há muito material a ser mostrado sem saturar o conteúdo final. Isso torna a prática desafiadora em fases avançada de desenvolvimento, quando áreas delicadas, como mapa, história, códigos, dublagens e otimizações, são as principais prioridades.
 
Atualmente, estamos orgulhosos de compartilhar que alcançamos uma quantidade expressiva de assets finalizados, que incluem carros, motos, trens, barcos, construções, armamentos, objetos de cenário, como postes, lixeiras, quiosques, artes, grafites, cartazes, entre outros. A nossa meta é concluir o desenvolvimento com milhares de assets autorais, e estamos nos aproximando desse objetivo.
 
O design do mapa está progredindo em um ritmo considerável, enquanto finalizamos a refatoração dos sistemas do jogo para iniciar a programação das mecânicas destinadas à versão final. Lidar com uma quantidade tão massiva de assets demanda esforços significativos, e estamos felizes com os resultados obtidos até agora, graças a decisões estratégicas acertadas.
 
Reconhecemos que, mesmo com um volume expressivo de assets autorais, isso por si só não seria suficiente para preencher um mundo vivo. Portanto, utilizamos metodologias de reaproveitamento de recursos para concluir o processo de maneira eficaz. Um exemplo é o uso de geradores de árvores, que, embora acelerem o processo em algumas áreas, ainda demandam o trabalho de artistas para dar forma às árvores, criar texturas de folhas, galhos, além de outros detalhamentos, como frutos.
 
Além disso, o trabalho também envolve pesquisa de campo para compreender as diferenças entre os diferentes tipos de árvores de cada região. Geralmente, o que é imaginado são árvores comuns de praças, como coqueiros ou arbustos, mas raramente são consideradas árvores incomuns em regiões específicas, como estuários, por exemplo. Com isso, a união de artistas e designers de níveis acaba sendo tão importante quanto a ferramenta utilizada. Isso torna a utilização de tais metodologias apenas mais uma engrenagem no desenvolvimento saudável de um estúdio!
 
Iniciamos os preparativos para o inicio da criação da campanha do jogo, e a aquisição de equipamentos para captura de movimentos representa um marco significativo para o desenvolvimento das cutscenes do jogo. Estamos aplicando esforços também em outras áreas essenciais, como o design sonoro do jogo, na criação de diversas estações de rádio para o jogo, que não apenas apresentam músicas, mas também incluem locutores, ouvintes, jingles, propagandas, entre outros elementos. Diversas áreas estão sendo desenvolvidas em paralelo, e este é um ano crucial repleto de movimentações importantes.
 
Estamos ansiosos para compartilhar mais detalhes com vocês assim que possível. Agradecemos por confiarem em nosso trabalho e pela paciência em aguardar o tempo necessário para que o desenvolvimento ocorra da melhor forma possível.
 
Leia mais somos nossos objetivos em nosso infográfico a seguir: